Produzido por

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Diferentes utilidades do capim Vetiver

O Capim Vetiver, além de conter a erosão de encostas e tratar efluentes, possui várias outras utilidades descritas á seguir:

O óleo essencial de vetiver extraído das raízes da planta, é benéfico para o tratamento de problemas de saúde em função de suas propriedades anti-depressivas, anti-inflamatórias, antissépticas, antivirais e antifúngicas. Na aromaterapia, é utilizado para relaxar a mente, aliviar dores de cabeça e diminuir o apetite. Na indústria cosmética, é utilizado em forma de creme para tratar a pele e prevenir o envelhecimento precoce devido ao seu efeito antioxidante, também como conter inflamações e rachaduras cutâneas. O óleo essencial também é largamente utilizado na indústria de perfumes pela sua qualidade fixadora, principalmente em fragrâncias masculinas (Foto 01).

Foto 01: Perfumes que utilizam óleo essencial de Vetiver.

O capim Vetiver é utilizado em projetos paisagísticos (Foto 02). A partir da folhagem e raízes do capim  também podem ser feitos forros em construções rurais, ou até pequenas cabanas são totalmente cobertas por folhas do capim (Foto 03). Também são utilizadas na confecção de cortinas, tapetes, cestos, bijuterias, entre outras várias formas de artesanato. (Foto 04).

Foto 02:Vetiver plantado na Empresa Vetiver Soluções Ambientais e cultivados em vasos.

Foto 03: Cabana com telhado feito de folhas do capim Vetiver

Foto 04: Diversas formas de artesanato utilizando o capim Vetiver.